Este blogue pretende divulgar as actividades desenvolvidas pela Biblioteca das Escolas do 1º Ciclo e Jardins de Infância do Agrupamento de Escolas Padre António Martins de Oliveira e desenvolver o gosto pelos livros e pela leitura..

02/04/12

2 de Abril - Dia Internacional do Livro Infantil


Comemora-se hoje, dia 2 de Abril, o Dia Internacional do Livro Infantil.
Começou a celebrar-se este dia em 1967. Foi escolhido o dia 2 de Abril, porque é a data de nascimento do famoso escritor Hans Christian Andresen.
Pretende-se estimular o gosto pela leitura e promover o livro infantil.

 Hans Christian Andersen foi um escritor dinamarquês de histórias infantis. Nasceu em Odense a 2 de Abril de 1805 e faleceu em  Copenhague, a  4 de Agosto de 1875) Andersen teve dificuldade em pagar os seus estudos,porque provinha de uma família com poucos recursos, o pai era sapateiro. No entanto, os  seus ensaios poéticos e o conto "Criança Moribunda" garantiram-lhe um lugar no Instituto de Copenhague
 Escreveu peças de teatro, canções patrióticas, contos, histórias, e, principalmente, contos de fadas, pelos quais é mundialmente conhecido.
Entre os contos de Andersen, destacam-se: O Abeto, O Patinho Feio, A Caixinha de Surpresas, Os Sapatinhos Vermelhos, O Pequeno Cláudio e o Grande Cláudio, O Soldadinho de Chumbo, A Pequena Sereia, A Roupa Nova do Rei, A Princesa e a Ervilha, A Pequena Vendedora de Fósforos, A Polegarzinha, dentre outros.
Lê alguns dos seus contos! Clica no link:http://nonio.eses.pt/contos/andersen.htm


Sem comentários: